professora-ensinando-criancas-com-brinquedos

As figuras de linguagem mais usadas no dia a dia

Usadas para evitar uma comunicação tão formal e engessada, as figuras de linguagem são recursos linguísticos que podem substituir palavras e/ou termos, sem contar que também despertam a curiosidade dos pequenos para conhecer a fundo o significado de cada uma.

As figuras de linguagem também são classificadas de acordo com a sua função:

• Figuras semânticas: relacionadas ao significado das palavras;

• Figuras de harmonia: relacionadas à sonoridade das palavras;

• Figuras de sintaxe: podem mudar a estrutura gramatical das orações;

• Figuras de pensamento: combinam ideias e pensamentos.

Elas não são usadas apenas considerando essas classificações, mas de acordo com as necessidades da comunicação falada.

As principais figuras de linguagem

Vamos agora conhecer melhor as figuras de linguagem mais usadas no dia a dia com as crianças:

Catacrese

A catacrese é a figura de linguagem que pode ajudar e muito no aprendizado dos pequenos, já que ela ocorre quando usamos algum termo existente para se referir a algo que não tem um termo específico.

Um bom exemplo é "pé da mesa", "orelha do livro" e "maçã do rosto". Durante o processo de aprendizagem da criança, ela pode sentir facilidade ao usar essa figura de linguagem para se comunicar.

Eufemismo

Essa figura de linguagem é uma das mais indicadas para trabalhar uma comunicação lúdica e leve com as crianças, já que ela faz uso de expressões mais agradáveis e menos impactantes.

O eufemismo está presente na frase "O cachorrinho foi para o céu", amenizando o fato de que o animal morreu. O significado é o mesmo, mas o som e o tom da oração ficam menos negativos.

Hipérbole

A hipérbole é a figura de linguagem que as crianças mais gostam de usar: o exagero! Então, frases como "estou morrendo de fome" não perdem o sentido, mesmo você realmente não estando morrendo por não estar comendo.


Veja também: 

5 DICAS PARA AJUDAR CRIANÇAS COM TÍMIDAS NA SOCIALIZAÇÃO

Metáfora

A metáfora é a figura de linguagem mais usada e conhecida no dia a dia, porque ela se trata de uma comparação entre palavras que possuem sentidos bem diferentes, mas que acabam sendo relativamente tendo o mesmo significado, só que de forma implícita.

Um exemplo é a frase "Seu coração é feito de gelo". Nela, sabemos que o coração não é realmente feito de gelo, mas ele é frio, gelado, simbolizando alguém pouco sentimental.

Metonímia

A figura de linguagem da metonímia é usada quando dizemos algo que não significa o que falamos de forma literal, mas acaba sendo compreendido por representar algo maior.

Quando a criança fala "Eu quero beber um copo de suco", ela não está dizendo que quer beber o copo em si, mas sim o líquido que estará nele, o suco.

Ensinar essa figura de linguagem para a criança a ajuda a compreender melhor diversos termos relacionados e até mesmo situações semelhantes a outras. Ela consegue fazer ligações de termos com mais facilidade.

Onomatopeia

Essa é uma das figuras de linguagem mais legais tanto para as crianças quanto para os adultos! 

Em gibis, livros e quadrinhos, é muito comum que as crianças vejam algumas palavras e façam uma leitura “sonorizada” delas, como “boom”, “tsss” e “psiu”. Isso acontece porque a onomatopeia é a figura de linguagem que simboliza os sons de forma escrita.

Para as crianças, usar a imaginação é algo poderoso e muito importante para aprimorar os conhecimentos e potencializar o aprendizado.

Portanto, quanto mais elas receberem o estímulo de usar as onomatopeias no dia a dia, mais curiosas e motivadas elas ficarão para os estudos!

Personificação

A personificação, figura de linguagem que também é conhecida como "prosopopeia", é excelente para ajudar as crianças no ensino, pois possibilita que elas deixem a imaginação rolar solta!

Afinal, é com a personificação que as crianças podem ler histórias como "O coelho falou para o macaco que não sabia subir na árvore" e se divertir!

Agora que você ficou por dentro de todas as figuras de linguagem que podem ser muito positivas para o aprendizado dos pequenos, que tal praticar com eles e ver até onde a imaginação pode ir?

Aproveitando que você está por aqui, não deixe de conferir nossos outros conteúdos para aprimorar ainda mais o desenvolvimento das crianças.